quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Egito

____________________________________________________

“E o Senhor disse: Eu vi a miséria de meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa de seus opressores; Eu sei de seus sofrimentos; e Eu desci para o salvar das mãos dos egípcios, e para fazer subir daquela terra para uma terra boa e vasta sobre a qual corra leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do heveu e jebuseu. E agora o clamor dos filhos de Israel chegou até mim; e eu vi os tormentos com que os egípcios o oprimem.” Êxodo 3: 7-9

___________________________________________________________________

Queridos, iniciarei comentando os fatos até esse ocorrido clamor de Israel. Vou falar de como Deus já havia planejado tudo para mostrar ao mundo o Seu poder.

Jacó, renomeado por Deus de Israel, teve 12 filhos: 6 de Léia (mulher dada no lugar de Raquel, sua amada), 2 da serva de Raquel, 2 da serva de Léia, e os 2 últimos de sua amada Raquel (que era estéril), em que o primogênito se chamava José. Jacó amou muito a José por seu o primeiro filho de sua esposa Raquel, e seus outros irmãos o invejavam demais. E os irmãos de José planejaram matá-lo, mas mudaram de idéia e venderam para os midianitas que passavam, e estes venderam José para o Egito. No Egito, José foi acusado injustamente e acabou na prisão, passou anos encarcerado. Até que o Faraó teve um sonho e José o interpretou, tornando assim o braço direito do imperador egípcio. José havia interpretado 7 anos de abundância e depois 7 anos de fome em toda a terra. E ele trabalhou junto ao Egito e armazenou muitos grãos para passar os 7 anos se fome sem problemas. Passando o tempo de abundância, chegou o de fome. E a fome chegou também em Canaã, a terra de seu pai. Seus irmãos foram comprar comida ao Egito e lá José os encontrou. Resumindo bem a história, se vê que o plano de Deus em colocar José no Egito para alimentar seu povo em Canaã trouxe sofrimento para José e para Jacó, que o amava profundamente, mas foi um plano perfeito, pois só dessa forma, o povo de Israel pôde sobreviver ao período de grande fome. Todo Israel foi habitar no Egito, na localidade do Delta do Nilo, e lá permaneceram até muitas gerações depois. Morreu o Faraó do Egito e outro foi colocado em seu lugar, o qual não conheceu a José. E o novo Faraó viu que os hebreus cresciam e se desenvolviam muito, e temeu que eles se juntassem com outras civilizações que estavam assolando a terra do Egito naquele momento, e então os escravizou. Mais um plano concretizado por Deus, desta vez para mostrar Seu poder e moldar a fé de Sua gente.

É agora, meus queridos, que irei ao ponto. Veja como a história dos hebreus se desenrola de forma sofredora, mas abençoada e planejada por Deus. Desde muitas gerações antes da escravidão de Israel que Deus tem traçado um plano para esse povo. O plano de aperfeiçoar a fé de Seus filhos, o plano de dar-lhes terra abençoada, bênçãos, libertação e salvação.

Imagine o sofrimento de Israel em passar horas do dia carregando aqueles pesados tijolos do Egito, o clamor desse povo pra Deus escutá-los; mas Deus sabe bem a hora que deve se manifestar, Ele sabe o melhor momento para nós. Deus levantou Moisés para a libertação de Israel, endureceu o coração do Faraó para mostrar Seu poder. Lançou sobre a terra pragas para todo Egito ver o poder de Sua mão.

Porém, mesmo depois livre da prisão do Egito, o povo duvidou e não confiou no Senhor, e Deus fez Seus filhos passarem 40 anos andando no deserto, aperfeiçoando a fé, moldando cada um e descartando os que se recusavam a manter o plano fiel de Deus.

Foram 40 anos que o povo passou rondando o deserto, e nesses anos Deus mostrou Sua maravilhosa misericórdia diversas vezes, fazendo chover pão, escrevendo com Seu próprio dedo as tábuas da Lei, jorrando água de rochas, vitórias em guerras e diversos outros milagres. Mesmo assim havia os que não confiavam em Sua mão. E o tempo de sofrimento foi necessário para que todos se tornassem o modelo de fé que Deus queria.

É assim que Deus age, queridos. Ele nos liberta da prisão, mas Ele nos molda conforme a perfeição da fé que cada um deve ter em si. Tem Faraó te aprisionando? Você está no deserto? Sofrendo e sentindo sede? Acha que a espera está demorada?

Confie mais no Senhor e deixe Ele te guiar. Clame, mas espere o tempo certo. Pode demorar 40 anos, ou mais, ou menos do que isso; mas o tempo oportuno pertence a Deus. Só Ele sabe o melhor pra nos dar, só Ele tem o melhor pra nos dar. Não se cegue, veja os milagres que Deus faz em nossa vida nos momentos de tristeza e angústia, é na ferida aberta que Deus trabalha nossa fé. Sofremos para a perfeição. Alegrai na tristeza e tribulação, pois é nela que vem a perseverança.

Irmãos, esperem em Deus, esperem o tempo de Deus e o plano de Deus.

Ele tem o melhor pra nós!Ele tem uma terra que mana leite e mel, uma terra imperecível e eterna, por isso passamos pelo deserto, para conseguir uma morada na terra celestial.

“Mas o Senhor disse a Moisés: Agora verás o que farei a Faraó; porque por mão forte os deixará ir, sim, por mão forte os lançará de sua terra” Ex 6:1.

Um grande abraço!

Deus os abençoe muito!

Esperem em Deus!

Taciana Marroquim Magalhães

06/09/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário