quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Páscoa

Estamos chegando na semana santa, a páscoa, e muitos ainda devem se perguntar o que finalmente esta festa significa.

Há aproximadamente 3500 anos, o povo escolhido de Deus, Israel, estava escravizado na terra do Egito e clamando a Deus por ajuda. O trabalho dos hebreus era árduo. O Senhor escutou a voz de clamor, levantando um homem chamado Moisés para ordenar ao rei do Egito, Faraó, que libertasse os israelitas ou Deus se enfureceria contra aquela nação.

Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores... Vem agora, pois, e eu te enviarei ao Faraó para que tires o meu povo do Egito” Êxodo 3:7 e 10

O Senhor fez grandes maravilhas e com o Seu poder lançou várias pestilências sobre o Egito para que aquele rei libertasse os filhos de Israel do julgo. Mesmo após ter lançado nove pragas devastadoras sobre a região, o Faraó permanecia endurecido e não libertava os israelitas para que adorassem e oferecessem a Deus suas ofertas.

Foi quando Deus disse a Moisés, profeta do Altíssimo: Vai e diz ao povo de Israel que hoje é um dia importante.

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família... O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.” Êxodo 12:3,5-6

“E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem... Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.” Êxodo 12:8 e 23

Quando amanheceu, todo o primogênito egípcio havia morrido, tanto de homens quanto de animais. Não havia nenhuma só casa que não houvesse um morto. Então, aquela nação se amargurou e viu que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó era poderoso e, desta maneira, libertou o povo de Deus do julgo e da escravidão.

Este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações celebrareis por estatuto perpétuo” Êxodo 12:14

Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.” Êxodo 12:27

Todo o povo de Israel neste período oferecia ao Senhor um cordeiro puro e sem manchas. Essa foi a ALIANÇA DE SANGUE que Deus fez com os judeus, e faz hoje com você. Essa páscoa permaneceu durante todos os anos até a vinda de Jesus.

Há 2 mil anos, Jesus Cristo, visto como o cordeiro de Deus ( “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1:29), sem pecados (sem mácula – “Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15) e puro, na exata data da Páscoa era sacrificado no fim da tarde. Ele disse:

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:20.

Cristo se tornou a nossa páscoa, verdadeira libertação que Deus proporcionou ao homem para a libertação da escravidão do pecado. É pelo derramamento de Seu sangue que somos selados com o Espírito de Deus para não sermos consumidos no Dia do julgamento e, enfim, alcançar a terra prometida para festejar ao lado do Pai.

“Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” I Coríntios 5:7b

É este Jesus, que por amor ao mundo, entregou-se como ovelha muda ao matadouro, quando ainda éramos pecadores, para os que cressem em Seu ato de compaixão tivessem a oportunidade de viverem eternamente ao Seu lado. Ele se fez pecado por nós, mesmo sendo puro, simplesmente por amor. Só através de seu sangue podemos alcançar a Salvação, no Seu único e efetivo sacrifício.

"Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." Hebreus 9:28

Você já aceitou a aliança que Deus faz com você? Ele quer te libertar da escravidão e te fazer participante da páscoa de Cristo eternamente ao lado do Pai.

Não endureça seu coração, deixe Cristo fazer morada em sua vida.

Deus os abençoe.

Tacana Marroquim Magalhães
02/04/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário