quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Espinho na carne

_____________________________________________________________________

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” 2 Coríntios 12:7

_____________________________________________________________________

O homem, a todo momento, procura algo em que se gloriar, seja nas suas virtudes, nos seus afazeres; assim como diz o sábio: “vaidade, tudo é vaidade”. No seu trabalho, sustento, objetivos alcançados lá está o ser humano dando glórias a si mesmo, pelo sucesso e pelo seu tão bom desempenho. Infelizmente, tudo isso não passa de vaidade, ego, orgulho.

O que Paulo, então, quis dizer com o espinho em sua carne a fim de que ele não se gloriasse?

Paulo, como um grande ministro da palavra de Deus, vivia grande intimidade com o Senhor ao ponto de que através de sua vida lhe eram mostradas coisas que para qualquer outro homem seria aterradora, seja por grande maravilha ou grande provação. Creio que Paulo em algum momento possa ter desejado um pouco da glória devido aos seus dons e virtudes, creio que em algum momento tenha se orgulhado pelos feitos, esquecendo-se ele de tudo que fazia era pela vontade e poder de Deus.

Isso acontece muito na vida de algumas pessoas, quando recebem uma bênção do Senhor em vez de dar graças a Ele acham que tudo foi possível apenas pelo seu esforço, sempre recorrendo a si, ao seu desempenho.

Os que confiam em Deus têm de ter seu caminho depositado e confiado no Senhor, nada do que temos provém de esforço próprio, mas tudo é feito de acordo com a perfeita e agradável vontade de Deus e para a glória dEle.

A cada exaltação de ego, Deus permite que o espinho seja colocado em nossa carne, a fim de que não nos gloriemos, mas que sejamos conscientes de que tudo que temos e alcançamos foi pela vontade dEle. Em nossa vida temos que procurar seguir ao Senhor, buscando sempre o que lhe agrada e que seja para edificação e salvação de vidas. O homem não pode por vontade própria fazer nascer, fazer morrer, crescer um palmo de sua altura; o homem é incapaz de qualquer coisa se não for pela permissão de Deus.

Cada um, individualmente, deve ter seu espinho cravado na carne, um espinho que lembra que vivemos para única e exclusivamente glória de Deus. A cada frase:“eu fiz” ,“eu consegui”, “eu lutei”; Deus nos lembra de que nada seria feito sem Ele.

Não devemos nos vangloriar por nossos dons, nossa inteligência, nossos alvos acertados, nosso sucesso, nosso bom desempenho... Não devemos pôr nossa confiança no homem, pois o homem é falho, mentiroso. Devemos pôr toda nossa confiança no nosso Deus, que é perfeito, não mente, é rico em misericórdia e amor, tarda em irar-se, é piedoso e cheio de compaixão.

“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”Jeremias 9:24

O homem é pó, veio do pó e ao pó irá, somos carne corruptível diante de tamanha glória que nos espera através do nosso Senhor Jesus Cristo. Que procuremos crescer em conhecimento de Deus, dessa forma aprenderemos a submissão ao Senhor, a obediência e a perfeita vontade dEle. Anunciemos Sua excelente perfeição e salvação como verdadeiros servos, tendo nossas vidas e anseios depositados no único que pode conceder os desejos de nosso coração, o único a quem deve ser toda glória.

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” 1 Coríntios 9:16

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Galátas 6:14

“De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.” 2 Coríntios 12:5

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 Coríntios 12:9

Que o poder de Deus se aperfeiçoe em nossas vidas para a glória de Seu nome. Demos glórias sempre a Deus, pois Ele é o consumador de nossa salvação, o Criador de todas as coisas. A Ele seja toda glória, honra, majestade e louvor para todo o sempre.

Amém.

Um grande abraço!

Taciana Marroquim Magalhães

27/10/2006

Um comentário: