quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Importância da intercessão por missões

Uma das primeiras, senão a primeira, oração intercessora por missões de toda história cristã foi feita pelo Salvador, Jesus Cristo, quando em angústia orava ao Pai pedindo que, após sua partida, guardasse aqueles que lhes tinham sido dados.

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus...

E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para Ti. Pai Santo, guarda em Teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós...

Dei-lhes a Tua Palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os em Tua verdade; a tua palavra é a verdade.

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo... e não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim... João 17:9, 11, 14, 15, 18

Nesta oração de Cristo, fica evidente a importância de orar a Deus a favor daqueles que estão no campo de batalha, semeando o evangelho no coração dos cativos. Seja a obra missionária de cada cristão em particular (em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, na rua) ou a obra missionária de cristãos que deixaram tudo para irem a lugares distantes da terra natal.

Observe que Jesus ora, inclusive, por aqueles que ainda hão de crer nEle! Por isso o papel do intercessor é fundamental. Pela oração preparamos o arado para receber a semente e é nela que nos apoiamos para lutar contra o inimigo que procura a todo momento arrebatar a semente plantada no coração daqueles que a recebe.

Em suas cartas, o apóstolo Paulo exorta oração à igreja de Roma e de Éfeso, colocando a este ato como parte fundamental para a batalha na propagação do evangelho, nos livramentos e projetos.

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos...” Romanos 15:30-31


Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o ministério do evangelho... Efésios 6:18-19

Pela oração também clamamos a Deus afim de que nossos irmãos presos sejam libertos, tenham a vida sã para continuar a obra de evangelização. É através dela que fortalecemos os que estão abatidos, torturados, esmagados pela dor e perseguição. Pela oração criamos intimidade com nosso Pai celeste e aprendemos a crescer em conhecimento da verdade, que é a Palavra, tornando-nos participantes das aflições uns dos outros e de Cristo.

Não há missão sem oração. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Ef 6:12.

Entre as milícias que dispomos na terra, a oração tem sido uma arma poderosa para levar adiante o evangelho de salvação para todas as nações.

Taciana Marroquim Magalhães

27/02/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário