quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Espírito Santo

Em Joel 2:28-29, Deus prometeu a vinda do Espírito Santo, nos dias desse profeta. Visando uma realização de uma obra especial no mundo. Jesus reafirmou essa mesma promessa. O Espírito Santo reveste o cristão do Poder de Deus.
" E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito." Joel 2:28-29 (ACF)
Jesus antes de partir disse que Ele nos deixaria o Consolador:
"Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26 (ACF)
"Mas, quando vier o consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. "João 15:26 (ACF)
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei."João 16:7 (ACF)
É o Espírito Santo que habitaria no homem, lhe dando coragem, força, consolo, sabedoria, discernimento, que coloca no coração do cristão as Palavras de Deus para proclamação do evangelho. Todos os que aceitam Cristo como Salvador e Senhor de sua vida, recebe imediatamente o Espírito Santo, por isso Paulo nos diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo.
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" I Coríntios 3:16 (ACF)
"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" I Coríntios 3:17 (ACF)
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" I Coríntios 6:19 (ACF).

Em todas as páginas da bíblia encontramos Deus presente através do Espírito Santo. Logo no início do mundo, em Gen 1:26, encontramos a presença do mesmo.
O Espírito Santo é considerado uma "pessoa" (por ter caráter, atitudes, sentimentos, assim como Deus e Jesus). Ele não se trata apenas de uma influência, ou uma substância etérea. Ele desempenha funções como:
- Ele nos ajuda (Rom 8:26)
- Ele se entristece (Ef 4:29-30)
- Ele nos conforta (Jo 14:16,17,26)
- Ele nos dirige (At 8:29)
- Ele nos ensina (Lc 12:12)
- Ele nos proíbe (At 16:6)
Nós, humanos, somos personalidades com um corpo, o Espírito Santo é uma personalidade sem corpo. No Espírito Santo os poderes pessoais são ilimitados e perfeitos, já em nós são limitados. No Espírito Santo funcionam em harmonia; no humano estão em conflito.
Nós temos dificuldade para entender uma pessoa à parte de uma outra forma qualuqer.
- O Espírito Santo é Deus (At 5:3-4)
- Está presente em toda parte (Sl 139-7)
- Tem conhecimento de todas as coisas (1Cor 2:10)
- É Todo-Poderoso (1Cor 12:11)
- O Espírito Santo faz parte da Trindade, Ele é Deus (1Jo 5:7)
A Bíblia nos diz que devemos procurar ser cheios do Espírito Santo:

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" Efésios 5:18 (ACF)

Paulo não nos manda buscarmos o batismo, mas sim encher-nos do Espírito Santo, uma vez que já fomos batizados pelo Espírito Santo no ato da conversão.
Na passagem indicada, Paulo estabelece um contraste emtre dois modelos de comportamento, o dos ímpios e os dos servos de Deus (Ef 5:18/4:1.17.19). A alegria do cristão não é a mesma do mundo (Ef 5:18-19). É na perseverança nesse modelo de comunhão e de culto espiritual que o crente se enche do Espírito Santo. A medida que nós perseverarmos na oração, na leitura da bíblia, na participação do culto e na vida devocional, e procurarmos andar sinceramente na presença de Deus, em obediência, nós vamos sendo cheio do Espírito Santo.
É também o Espírito Santo que nos capacita par vários serviços. É necessário voluntariamente e interesse, para que o Espírito possa atuar na vida do cristão, para chegarmos à plenitude do espírito, para uma vida de virtude, de poder sobre o pecado, de poder sobre as trevas, de poder para o testemunho, para interpretação da vontade de Deus, para a realização da obra de evamngelização e de missões.
Todo crente em Cristo tem habitando nele o Espírito Santo, quando uma pessoa é regenerada, tornando-se filho de Deus, o Espírito Santo vem e habita em seu coração.
Não existe, um crente sequer, que ainda não tenha o Espírito Santo, e precise exercer atividades e expedientes para recebê-lo

"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." Ez 36:26-27 (ACF)

O apóstolo Paulo, dirigindo-se aos crentes em Roma, afirmou claramente que a condição para que se alcance essa nova natureza, é que o Espírito Santo habite em nós (Rom 8:9-11)

A partir do momento que aceitamos a Cristo, como Salvador, somos batizados com o Espírito Santo. Não é necessário uma segunda experiência, para possuirmos ou sermos batizados pelo Espírito Santo:

"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." I Coríntios 12:13 (ACF)
O Espírito Santo convence o homem do pecado (Jo 16:8), Ele leva o homem a reconhecer que é culpado diante de Deus. Ele auxilia o cristão a crecer em poder e a andar nos caminhos do Senhor. Ele revela a verdade à conciência e ao coração do homem.
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:16-17 (ACF)
"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." João 16:13 (ACF)
O Espírito Santo fortalece as igrejas e as dirige, concede dons espirituais aos cristãos, visando o crescimento do Seu reino.
"Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo." Atos 9:31 (ACF)
"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram." At 13:2-3 (ACF)
"Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." 1 Cor 12:8-11 (ACF)
"O Espírito Santo opera no mundo, convence o homem do pecado da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado."
Jo 16:9-11 (ACF)
Através do Espírito Santo em nós, há uma mudança em nossa maneira de agir para com o nosso próximo, é a capacidade de suportar até maus tratos (sem procurar vingança).
Ele nos governa, e há uma mudança no nosso interior, o amor, o gozo, a paz, o domínio próprio, a mansidão; essas são qualidades que a nossos olhos são impossíveis, ams aos olhos do Espírito Santo de Deus não. Ela estão ao alcance de todos os que crêem em Jesus Cristo como Salvador e O obedece como Senhor.
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gal 5:22-13 (ACF)
Deus abençoe a todos!
Que o Espírito Santo de Deus nos encha de discernimento e sabedoria! Que Ele nos capacite cada dia mais para Sua obra!
Abraços
Taciana
Estudo da sala "novos convertidos", da 1ª Igreja Batista em Jaboatão, do professor José Inácio Oliveira. Adaptada e com coisas adicionadas por Taciana Marroquim Magalhães.
(ACF) = Versão bíblica: Bíblia Almeida Corrigida e Fiel, a versão mais semelhante aos originais grego e hebraico.

06/12/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário