quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Escrituras

_______________________________________________________________

“Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado.” JEREMIAS 30:2

_______________________________________________________________

Deus inspirou homens, profetas e apóstolos, para escreverem Suas palavras, na intenção que elas permanecessem durante os séculos a fim de que os homens de gerações diferentes tivessem o conhecimento de Seus feitos, poder, juízo e amor para com a humanidade, mostrando que Ele é o Senhor e único Deus. Temos narrada toda história humana de épocas tão longínquas, com acontecimentos históricos até hoje utilizados por historiadores, arqueólogos, cientistas e dentre tantos outros estudiosos. Esses livros inspirados por Deus, escrito por Deus através de Seus servos, encontra-se em nossa bíblia. Para chegar até a bíblia atual, Deus usou homens para conhecer e separar os livros, pois existem muitas escrituras que não são de proveito, por serem nitidamente feitas pela vaidade humana e plano maligno para afastar ainda mais o homem de Deus, são os livros apócrifos, que apesar de seu valor histórico e arqueológico não implicam em nada na edificação espiritual e na propagação do Evangelho Verdadeiro.

As escrituras falam da criação do homem, em Gênesis, até o seu fim, que está no livro do apocalipse, o qual é selado o cânon de profecias, este agora aguarda o cumprimento das revelações contidas nele. Entre esses dois livros se encontram 64 escritos que nos revela a salvação e amor incondicional, cheio de misericórdia, de Deus. São 66 de livros com palavras que são cumpridas continuamente através dos séculos, fatos históricos escritos muito antes de seus acontecimentos serem desvendados por Deus aos homens por meio de seus profetas. E uma das principais profecias cumpridas foi o sacrifício de Cristo pelo pecado da humanidade e salvação dos que crêem em Seu nome.

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” ISAÍAS 53:2

“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.” JEREMIAS 23:5

Renovo: usa-se esta palavra figurativamente, significando Messias.

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” ISAIAS 7:14

“Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém." ISAIAS 8:14

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” ISAIAS 9:6

“E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão. E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.ISAIAS 29:18-19 e 35

“Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.” SALMOS 22:16

“Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.” SALMOAS 22:18

São incontestáveis as provas da veracidade bíblica. A primeira vinda do Salvador foi anunciada desde a fundação do homem, Ele estava antes de tudo, por Ele todas as coisas foram feitas e por Ele o juízo dos que não creram em Seu sacrifício será realizado.

Jesus sempre foi claro a respeito das escrituras. Para repreender os fariseus Ele disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” MATEUS 22:29

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as escrituras nem o poder de Deus?” Marcos 12:24

Estamos em meio ao tempo apocalíptico, tempo este marcado e confirmado continuamente pelas profecias bíblicas.

Vivenciando esses momentos finais vemos a busca desesperada por caminhos que possam trazer a salvação da alma. Infelizmente, muitos ainda não creram na Palavra que está contida no Evangelho de boas novas. Muitos não conhecem ou insistem em endurecer seus corações para as verdades bíblicas.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez... Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.” JOÃO 1:1-3, 10

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” APOCALIPSE 19:13

“(Deus) Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” 1 Timóteo 2:4

É da vontade de Deus que todos O conheçam, mas Ele quer que todos cheguem a Ele de forma verdadeira, de coração, por amor, não por medo, interesse ou imposição. Deus deixou-nos palavras de vida das quais até hoje nunca foram apagadas e não serão até que tudo seja consumado.

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4

Estamos no início do fim de tudo, as profecias do último livro estão prestes a serem realizadas, estamos em uma das últimas etapas para o retorno do tão esperado Messias, o Salvador Jesus Cristo, que virá aos céus diante de todos os olhos para buscar os Seus, os que creram nEle como Salvador.

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” APOCALIPSE 1:3

Não devemos utilizar a bíblia como um livro de enfeite de cabeceira, ou um livro esotérico e de auto-ajuda, não devemos lê-la com nossa razão, pois as coisas espirituais só podem ser interpretadas pelas espirituais.

“As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” 1 CORINTÍOS 2:13

Devemos estar conscientes de que nela está o motivo de tudo, que nela temos a certeza da vida eterna e dos propósitos de Deus para a humanidade: a salvação pelo Seu Filho amado.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça e que desde a tua meninice sabes as sagradas escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” 2 TIMÓTEO 3:16-17

Queridos, não tenhamos a bíblia como enfeite ou objeto de repulsão, é interessante ver que tantos devoram livros e mais livros, mas sentem total desprezo por este tão maravilhoso, eficaz e de vida. Por que ouvir de Deus é tão complicado? Por que fugir de Seus caminhos e verdades?

Ainda há tempo de se conhecer a vontade de Deus, leia a bíblia e abra seu coração para o caminho da vida eterna, por meio de Cristo Jesus, amém!

“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as escrituras." LUCAS 24:45

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim.” ATOS 17:11

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” 1 TIMÓTEO 4:13

Deus os dê discernimento, sabedoria e inteligência espiritual em Sua Palavra!

Um grande abraço!

Taciana Marroquim Magalhães

20/07/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário