quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Falsos Profetas

____________________________________________________________________________

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.” 1 João 2:18-20

____________________________________________________________________________

Meus queridos, em nosso tempo, tempo do qual os sinais da volta do Senhor estão aflorando e se tornando mais evidentes, muitos falsos profetas têm se levantado. Não digo apenas daqueles que prevêem datas para a volta de Cristo, mas são muitos falsos profetas que estão saindo do nosso meio, se dizendo cristãos, mas pregam heresias e abominações completamente anti-bíblicas. São falsos mestres que têm penetrado em igrejas e até criado novas, falam em nome do Senhor, mas não pregam conforme Sua excelente e sã doutrina.

Para adentrarmos um pouco mais sobre o que quero dizer-lhes, vamos primeiro saber o que se denomina um profeta. Profeta é um porta-voz de Deus, é um servo do Senhor que recebe uma mensagem do Pai e proclama a um grupo específico de ouvintes. Existiram grandes homens na bíblia que foram enviados pelo Senhor para proferir palavras que Deus tinha para o povo. Atualmente, podemos dizer que o profeta é o pastor de nossa igreja, pois a palavra de Deus a ser anunciada é o evangelho. O pastor, como profeta, ele anuncia a salvação através da sã doutrina bíblica,ensinando, exortando, avisando sobre os perigos existentes. Sempre com embasamento bíblico. Ou seja, é simples compreender que o pastor, como profeta, é o porta-voz de Deus, que recebe a mensagem através da bíblia para anunciar a um grupo específico que congrega ou visita um local, para escutar a palavra do Senhor. Ainda existem remanescentes profetas fiéis, para felicidade minha e para a glória do Senhor, porém também tem se levantado demasiadamente falsos profetas. Tão falsos a ponto de em pleno púlpito fazer vaidosas revelações e profetadas dizendo que as mesmas vêm de Deus. A frase mais comum destes são: “Deus me disse através de uma visão..”, “Deus me mandou dizer a você...”, “Deus falou diretamente a mim neste momento...”. Geralmente essas profetadas sempre se seguem com uma frase de prosperidade, curas extraordinárias e grande avivamento espiritual.

Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada” EZEQUIEL 13:10

Queridos, observai e estejais atentos, a bíblia nos adverte tanto sobre esses homens, que apesar de falarem em nome de Deus, são verdadeiros servos de Satanás e falam com a eficácia do próprio para afastar e enganar os famintos na palavra de vida e salvação do Senhor.

Porque o vil fala obscenidade, e o seu coração pratica a iniqüidade, para usar hipocrisia, e para proferir mentiras contra o Senhor, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida.” ISAIAS 32:6

Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: ‘O Senhor disse’; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei? EZEQUIEL 13:6-7

Esses homens, cheios de vaidade e mentiras, já estão reservados para o juízo se não se converterem para Cristo há tempo. Sabemos muito bem, como Jesus avisou-nos, que nem todo aquele que diz “Senhor, Senhor” e pratica curas e expulsa demônios em nome dEle entrará no reino do céus. Nós como templo do Espírito Santo, possuímos um guia que nos guarda, porque graças à misericórdia do Senhor, que nos salvou pelo sangue de Cristo, podemos identificar o que provém de Deus e o que provém do maligno.

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” 1 JOÃO 4:1

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” MATEUS 7:15

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” MATEUS 13:22

Sabendo de todas essas coisas precisamos prosseguir advertindo todos que têm caído em armadilhas, pela falta de conhecimento da Palavra e doutrina bíblica e pela pouca inteligência espiritual (Colossenses 1:9 e 2:2). Devemos agir como evangelistas, esses falsos profetas também necessitam de conversão, apesar de muitos estarem em contato direto com a Palavra, não estão vivendo-a. Após algumas repreensões a bíblia é clara:

Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-oTITO 3:10

Não devemos ter aproximação com o herege, não falo de brigas e ódio no coração, mas entrega ao Senhor e evita-o, não torne-se amigo e companheiro, mas aparta-te de tal. Amados, fomos comprados por um bom preço, não devemos nos fazer servos de homens corruptos e que abominam a verdade bíblica (1 Coríntios 7:23).

Os falsos mestres sempre existiram e Deus nos advertiu sobre a chegada dos últimos tempos, quando muitos falsos profetas iriam se levantar e que iriam enganar a muitos.

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” 1 Timoteo 4:1-2

Procuremos o crescimento espiritual, o conhecimento e sabedoria que vem do alto. Precisamos estar preparados para os dias difíceis, precisamos proclamar e anunciar o evangelho autêntico, de salvação, o evangelho fiel que Cristo deixou para nós. Não sejamos como meninos inconstantes, vamos permanecer firmes e fortes na doutrina que Cristo nos deixou. Somos soldados e nossa arma, nossa espada, é a Palavra do Senhor, temos como proteção nosso capacete de salvação, assim como diz sobre a armadura que vestimos em Efésios 6:17-18. Vigiai e orai, pois o Dia se aproxima, mesmo que não saibamos exatamente quando será, mas pelos sinais vemos que o tempo está próximo.

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” EFESIOS 4:14

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” EFESIOS 5:6

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” 1 TIMOTEO 6:3-5

Leia a Palavra e permaneça no que nela está escrito, confie no Senhor e viva em santificação, o Espírito Santo, que habita nos que crêem verdadeiramente em Cristo, não permitirá que sejas confundido e enganado.

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido 2 TIMOTEO 3:14

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” TITO 1:9

Para finalizar, deixo o apelo. Se você escuta tais profetadas (chamo de falsas profecias), se você conhece tais homens e já os advertiu com a Palavra e de nada adiantou, porque estão cegos diante da Palavra de salvação e a rejeitam... aparta-te, irmão, o juízo aguarda todos os que proferem falsas palavras e ainda dizem que estas vêm do Pai.

“Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!” EZEQUIEL 13:3

“Portanto assim diz o Senhor DEUS: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS. E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.” EZEQUIEL 13:8-9

"Deixai-os; são condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" MATEUS 15:14

Sobre verdadeiros profetas, vemos em Paulo:

“Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha; E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados; antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos. Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.” 2 TESSALONICENSES 2:3-10

Que linda a Palavra do Senhor! Glórias a Deus por todo Seu amor e misericórdia!

Um abraço.

Deus abençoe a todos, os guie e os encha de discernimento e sabedoria.

E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 PEDRO 4:7

Taciana Marroquim Magalhães

27/06/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário